segunda-feira, 23 de maio de 2011

A EAD no Brasil

Por Márcia Moraes Corrêa

A Educação a Distância está modificando o cenário da educação brasileira, uma vez que potencializa a democratização do acesso à educação, da mesma forma que contribui para a ressignificação dos paradigmas educacionais vigentes, maior dinamização das Instituições de Educação Superior e inovação pedagógicas e metodológicas.

A EAD é uma nova maneira de se ver, acreditar, pensar e refletir sobre educação. Penso que alguns aspectos são relevantes em relação à EAD, tais como: acesso ao conhecimento, flexibilização do processo de estudo, organização precisa, planejamento adequado, busca de autonomia pelo aluno e preservação da qualidade de ensino.

Penso que é necessário ter uma visão mais integrada sobre a educação, onde esta deva ser vista como um sistema aberto, interconectado com outras práticas sociais, que deva contribuir com a formação do sujeito cidadão, contextualizada e voltada para a vida, pensando dialeticamente as individualidades e o coletivo. A visão de homem deve ser entendida como um ser multidimensional, dotado de inteligências múltiplas e o conhecimento deve ser entendido como complexo e construído, pois assim como a realidade, está envolto ao incerto, ao dinâmico, ao processual e não linear.

Quando pensamos em EAD, as relações são estruturadas diferentemente da educação tradicional, pois é necessário que o aluno seja autônomo, para que possa construir seu conhecimento através de pesquisas, trocas de informações, diálogo e busca constante. Da mesma forma o professor tem um papel de pesquisador, passando também a ser um aprendiz.

A EAD é uma modalidade de ensino que, se preservado de suas metas, objetivos e metodologia, se abordado de forma correta, consciente e crítica, se assegura que haja interatividade, a autonomia por parte do aluno, a criticidade e pesquisa por parte do professor, a colaboração entre todos os envolvidos no processo educativo, é uma alternativa eficaz e democrática para o ensino brasileiro.

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